Qual é a diferença entre fonte com serifa e sem serifa?

Felipe Castelli Mellão
2 min readMar 8, 2019

--

Todos nós constantemente utilizamos fontes para criar nossos documentos do dia a dia, entretanto passa despercebido por nós alguns detalhes presentes nas fontes, geralmente fazemos o uso inadequado delas em certas circunstâncias, por isso agora vamos explicar a principal diferença existente nas fontes e como utilizar elas de forma correta. Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, que portanto é uma fonte Serifada veja o exemplo abaixo:

Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos. Um exemplo é a Arial:

Todos os fatores que ajudam o olho humano a perceber uma palavra como um bloco ótico, melhoram a legibilidade. De maneira geral, as serifas facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor; as palavras aparecem mais “unidas”.

Com frequência afirma-se que os caracteres com remate — serifados ou egípcios — são mais legíveis dos que os não-serifados. Uma das razões que confere melhor legibilidade às serifas é o seu percurso histórico — fomos habituados a elas.

Outra razão, esta mais técnica e menos discutida, tem a ver com a nossa percepção: as serifas ajudam a agrupar as letras de uma palavra, serifas fazem com que as letras desenvolvam uma espécie de “coagulação óptica”. Através de diversas análises, é possível saber que um leitor experiente não lê um texto letra por letra, e sim, palavra por palavra, e muitas vezes, até várias palavras de uma só vez.

Conclusão própria:

Acredito que as fontes serifada dão um toque a mais na leitura, dão mais credibilidade ao conhecimento, chama mais atenção do leitor. Não só porque é uma fonte bonita ou só porque o livro ou o site é bom.

Por incrível que pareça nem prestamos atenção quando estamos lendo fontes diferentes. Apenas queremos saber as informações contidas naquele texto.

Temos por exemplo o site https://www.nytimes.com/ que utiliza as fontes serifadas.

--

--

Felipe Castelli Mellão
Felipe Castelli Mellão

Written by Felipe Castelli Mellão

Web developer who loves interacting with people. I like the wonders and the mysteries of the world. Love in learning and teaching the things of life.